FORMATURA CELEBRA A NOVA GERAÇÃO DE BACHARÉIS EM TEOLOGIA DO SEMINÁRIO EQUATORIAL
No mês de abril de 2025, o auditório do Seminário Teológico Batista Equatorial foi palco da cerimônia de colação de grau dos nove formandos do curso de Bacharelado em Teologia. Familiares, amigos e autoridades eclesiásticas se reuniram para celebrar a conclusão de um percurso acadêmico que, apesar dos desafios, é a culminância do preparo do vocacionado.
O Seminário Equatorial, com mais de 69 anos de história, formou profissionais engajados em práticas pastorais, missiológicas, educacionais e político-sociais, reafirmando seu compromisso com a formação integral de líderes cristãos. Durante a abertura, o diretor administrativo recordou a tradição da casa e a importância do momento.
“Hoje celebramos não apenas a entrega de diplomas, mas a formação de agentes de transformação no meio eclesial e social. Cada bacharel em Teologia que aqui se forma carrega o legado de quase sete décadas de excelência acadêmica e compromisso com o Reino de Deus. É uma honra graduar esses nove novos bacharéis em Teologia”, pontua o coordenador administrativo do Seminário Equatorial, pastor Jefferson Dantas.
Com os cumprimentos do diretor-geral dos Seminários da Convenção Batista Brasileira, o pastor Fernando Brandão, por meio de vídeo, abriu a cerimônia e seguiu o rito de formatura e outorga de grau.
O momento mais emotivo ocorreu com o discurso oficial do orador da turma, o agora pastor Rafael Mariano Barbosa Sousa, da Congregação Batista em Nova Timboteua, filiada à Convenção Batista do Pará (COBAPA), no nordeste paraense, que ponderou sobre a experiência de formação.
“Refiro-me ao Seminário Equatorial não como uma Instituição de Ensino Superior, mas como uma grande família que, com sua tradição em educação teológica, nos forneceu uma diversidade de ferramentas necessárias para o serviço do Reino de Deus, abrindo também vias para continuidade dos estudos ao nível de pós-graduação”, disse o formando e pastor Rafael.
Na sequência, o juramento solene e a outorga de grau formalizada pelo reverendo Jefferson Dantas deram o diploma aos formandos, que receberam também o tradicional anel, simbolizando vitória e superação. A cerimônia transcorreu com o lançamento dos “canudos” de formatura, seguida pelo hino de gratidão “Vem de Ti, Senhor”, conduzido pelo professor Sidney Pio, da Escola de Musical do Seminário Equatorial e sua equipe, e uma oração de agradecimento proferida pelo professor doutorando Ulicélio Valente de Oliveira.
“Nosso curso não se limita à transmissão de conhecimento teórico: ele capacita para a missão, para a pesquisa teológica e para o engajamento comunitário. É gratificante ver essa geração de teólogos pronta para atuar em missão, pesquisa e ensino. Eles levam não só um diploma, mas a responsabilidade de propagar o amor e a verdade em cada comunidade que servirem”, conta Ulicélio.
A solenidade foi encerrada com mensagem em vídeo do vice-diretor geral dos seminários da Convenção Batista Brasileira, professor mestre Pedro Veiga, e a fala final de Jefferson Dantas, que declarou oficialmente concluídos os trabalhos.
Em clima de festa e emoção, os recém-formados celebraram com a tradicional foto oficial e receberam os parabéns da comunidade. A noite encerrou-se com reforço ao convite para novos vocacionados ingressarem no Seminário Equatorial, dando continuidade a uma trajetória de fé, serviço e excelência acadêmica. Para saber mais, acesse: www.seminarioequatorial.com.br.
William Costa, jornalista, doutorando em Comunicação e membro da PIB em Murinin/PA.