
EXPOSIÇÃO DO SERMÃO DO MONTE: Terceira bem-aventurança (Mt 5:5)
Onde achar descanso para as nossas inquietações? Onde encontrar paz para a alma? Como achar alívio para as nossas aflições interiores? Vem aprender com Jesus a receita para o descanso interior e para a paz no coração.
“Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra” (Mt 5:5). Quais são as características de uma pessoa mansa? Seria fraqueza pra enfrentar as lutas da vida; seria falta de coragem diante de ameaças? Considera comigo o seguinte: um cavalo manso tem a mesma força que um cavalo indomado. Uma cabra montesa (aquela que escala íngremes penhascos) tem a mesma coragem em estado selvagem ou domesticado. Mansidão nada tem a ver com falta de força ou de coragem. Um atleta de enorme força e coragem pode ser manso e humilde. Uma pessoa mansa tem a si mesma sob controle. O manso cultiva um espírito meigo, doce, gentil e cordato. Por ter a si mesmo sob controle, a pessoa mansa é avessa a brigas, discussões, contendas e gritarias. Lemos em Mt 12:19, que Jesus não contendia nem gritava; ou seja, ele era manso.
Eu ouvi o relato de um incidente que aconteceu com um irmão em Cristo que ilustra mansidão. Esta pessoa estava estacionando o carro e, por não ter visto, acabou tocando em uma moto e derrubando a mesma. A dona da moto estava presenciando e, tão logo a moto caiu, ela correu aos gritos na direção do meu amigo, insultando-o e fazendo um grande escândalo. Meu amigo saiu do carro pedindo perdão pelo incidente e se prontificando a pagar o prejuízo. Apesar de nada ter acontecido com a moto, senão um pequeno arranhão na manete, a dona da moto continuou a insultar e gritar no meio da rua de forma descontrolada e aviltante. Enquanto uma pequena multidão observava tudo, meu amigo permaneceu calmo, sereno e tranquilo, sem revidar nem erguer a voz. Por causa da continuada reação mansa, a moça, que era vizinha do causador do pequeno acidente, acabou envergonhada e hoje baixa a cabeça ao passar na frente da loja do meu irmão.
Afinal, por que nós brigamos? Geralmente por causa de possessões materiais, direitos, reputação, nome, dinheiro, honra, e fama. Quem briga por causa destas coisas está tentando acumular tesouros na terra, ao invés de acumular tesouros no céu (Mt 6:19-20). Contudo, o evangelho nos mostra que, em última instancia, quem herdará todas as coisas não são os que brigam por elas. O rei Davi ensina no Sl 37:11, que “Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. Quem há de herdar todas as coisas são os crentes, como diz Paulo em 1Co 3:22-23, … tudo é de vocês, “seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as coisas futuras, tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo é de Deus”. Quando consideramos prioridades é interessante notar que Jesus não nos mandou aprender com ele como pregar, curar, ensinar, etc. Ele nos mandou aprender mansidão, gentileza e suavidade. Lemos suas palavras em Mt 11:28-29, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. Que tremenda sabedoria aprendemos com Jesus. Felizes são os mansos e humildes, os que não andam brigando por coisas deste mundo; pois eles têm paz e acabam por herdar, eventualmente, o Reino de Deus. Amém.
Dr. David Bowman Riker, Pastor-Presidente, PIB-PA.


