
MANTENDO A FÉ EM DEUS EM MEIO AO SOFRIMENTO
SALMOS 119.81-88
O que fazer nos momentos de grande tristeza e angústia que parece nunca ter fim. O que fazer nos momentos de intenso sofrimento e dor. O que fazer quando as pessoas nos perseguirem e quiserem causar males a nossa vida pela verdade. Em momentos de grande ansiedade o que fazer quando nos sentirmos cansados de esperar que os tempos maus passem. O que fazer quando formos perseguidos injustamente. O que fazer quando a nossa vida estiver em risco de morte por causa da verdade. As perguntas podem gerar inúmeras respostas, talvez para muitos nem seja possível responder qualquer pergunta desse tipo, porém, Davi respondeu todas essas perguntas fundamentada em uma única e perfeita solução, a reposta está no Salmo 119.81-88. Aproveite e leia o Salmo todo, ajudará bastante e encontrará consolo para a sua alma.
Proposição: Diante dos sofrimentos da vida devemos manter nossa fé em Deus.
Transição: Podemos fazer isso de 2 maneiras:
Primeiro…….
1. CONFIANDO PLENAMENTE NA JUSTIÇA DO SENHOR
Os versos de 81-88 estão na seção KAF, a décima primeira consoante do alfabeto hebraico. Neles o salmista mostra claramente que somente confiando na justiça do Senhor e crendo na Palavra de Deus podemos suportar os sofrimentos e manter a nossa fé em Deus, mesmo diante das lutas e adversidades da vida. Dos versos 81-84 o salmista descreve seus sofrimentos, suas lutas e suas dores. Sua alma está desfalecida por aguardar a salvação de Deus que parece não chegar em tempo oportuno. Seus olhos estão esmorecidos, murchos e sonolentos de tanto esperar pelas promessas e o consolo de Deus. “Desfalecer” e “esmorecer” são traduções da mesma palavra no texto. Este verbo era usado para indicar uma coisa que é usada até o fim, algo que definhou, gastou-se, foi consumida.
Mesmo sofrendo e sentindo profunda dor, Davi reagi por reconhecer e saber que Deus é maior que seus problemas, e reconhecer o grande benefício que a Palavra de Deus causa no ser humano. Apesar de desfalecido, seus olhos esmorecidos, ele espera pelas promessas da Palavra de Deus, sabendo que o Senhor nunca falha, que Ele é fiel. Esperar é descrito como alguém que aguarda longamente, esperar com confiança, sabendo que o final é sempre o melhor.
Segundo….
2. SE AGARRANDO NA SUA PALAVRA
Davi descreve seus inimigos. Eles são perseguidores, soberbos, pois cavaram covas para ele, são injustos, pois os perseguem sem motivos, são cruéis, pois quase o mataram. Mas, Ele entende que os seus inimigos não andam segundo a lei de Deus. Eles são descrentes, o que esperar dele? Ele entende a veracidade dos mandamentos de Deus. Ele não desiste da Palavra de Deus. Mesmo correndo risco de morrer ele não deixa os preceitos de Deus, não solta a mão de Deus, ele não abandona Deus, continua firme, desejando ser vivificado, para guardar os mandamentos de Deus, pois ele crê no poder da Palavra de Deus. Como suportar os sofrimentos e manter a nossa fé em Deus? Amando, valorizando, não abandonando, e lendo a Palavra de Deus. Ela é o nosso grande tesouro, o bem mais valioso que o crente pode ter. Portanto, por maior que seja o teu sofrimento espera confiante na Palavra de Deus. Por mais que as tuas lutas esgotaram tuas forças, não esqueces da Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Quando sente fraqueza, sua tendência é de se afastar ou de se aproximar de Deus e de seu povo? Sob a mira dos arrogantes, o salmista se agarra à palavra de Deus e a oração. Você se sente mais fraco numa dessas áreas mais que a outra? O salmista se sentia inútil nesse momento de perseguição e esperança na salvação de Deus. Temos que nos conscientizar que o caminho de Deus não é fácil, mas é o melhor para nós e é o único caminho certo. Deus tem prometido nos guardar, nos defender, nos socorrer, nos conduzir etc. — ver Isaías 41:10 e 13: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”. Devemos perseverar em oração aguardando a ação de Deus.
Professor Ulicélio Valente de Oliveira. Coordenador do Curso de Bacharelado em Teologia do STBE.


