EXPOSIÇÃO DO SERMÃO DO MONTE: Abertura do Sermão do Monte (Mt 5:1-2)
Qual seria a mais importante decisão de sua vida? Independente de sua idade, você já parou para pensar em qual é a decisão mais crucial de nossa existência? Seria, por acaso, onde investir recursos; … ou que tipo de carreira profissional alguém deve escolher; … ou ainda, com quem se deve casar? Todas estas decisões são importantes e geram tremendas consequências. Quais destas citadas ou outra qualquer seria a mais importante? Eu gostaria de te apresentar o convite do Mestre na abertura do sermão do monte.
Mt 5:1-2, “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, …”: Observe que este sermão não visa as multidões (v 1), mas sim os discípulos (v 2) de Jesus. O termo “ensiná-los” se refere aqueles que se “aproximaram dele”; ou seja, os seus discípulos. Cristo está interessado em discípulos. Aceitar seu convite, tornando-se assim seu discípulo, é a mais importante decisão que alguém pode fazer! Note que o evangelismo de Jesus (que incluía ensino, distribuição de comida, milagres de cura e libertação, Mt 4:23-24) desemboca em discipulado. Cristo deseja fazer discípulos, não meros convertidos. Na famosa Grande Comissão (Mt 28:19-20), Jesus deixa a seguinte ordem aos seus seguidores: “vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Chama nossa atenção, nesta Comissão, a forma explícita que Cristo comandou seus seguidores, (você e eu), a obedecermos a tudo que ele nos deixou. O discípulo é caracterizado por obediência ao Mestre. Qualquer evangelismo que não visa tornar as pessoas discípulas de Jesus é falso evangelismo. Muito diferente da igreja atual, Jesus não se impressionava com números, mas sim com compromisso. Jesus não está interessado em quantidade, mas sim em qualidade. É comum vermos a preocupação das pessoas com o crescimento da igreja, é comum ouvirmos da importância de termos muitos membros enchendo o templo, porém Cristo não
se impressionava nem um pouco com multidões o seguindo. O Mestre nunca hesitou em ensinar coisas
de difícil aceitação, daí seus discípulos afirmarem, por exemplo, “dura é esta palavra. Quem consegue ouvi-la?” (Jo 6:60). As multidões deixaram de seguir a Jesus quando ele começou a explicar os custos de se tornar um discípulo. Lemos em Jo 6:66 que, “Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo”. Como Cristo reagiu a perda de audiência? Qual foi a reação de Jesus quando as multidões o abandonaram? Diferente de muitos pastores atuais, Jesus perguntou aos seus mais íntimos companheiros: “Vocês também não querem ir embora?” (Jo 6:67). Preste bem atenção neste ponto: Cristo está interessado em suscitar pessoas comprometidas em obedece-Lo. Este deve ser o nosso comportamento quando realizamos evangelismo. Devemos ser honestos na apresentação da mensagem de salvação e dos altíssimos custos de se seguir a Jesus. Embora seja natural que a igreja cresça, nosso foco não deve ser no crescimento, mas sim no discipulado daqueles que se dispõe a ser membros do corpo de Cristo. Aceitar o convite de Jesus, tornando- se assim seu discípulo, é a mais importante decisão que um ser humano pode e deve tomar. No sermão do monte, Jesus vai justamente ensinar seus discípulos como serem obedientes as demandas do reino de Deus! Mt 5:1-2, “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, …” Se você é um discípulo de Jesus, venha aprender com Ele o segredo da verdadeira felicidade! Se você não é um discípulo de Cristo, eu quero te convidar para se tornar um discípulo: esta é a mais importante e radical decisão de tua existência. Como pastor, eu tenho feito inúmeros casamentos e frequentemente digo durante a cerimônia: “o que vocês estão fazendo hoje (se casando) é a segunda mais importante decisão de suas vidas; pois a maior e mais importante de todas as decisões é casar-se com Cristo, tornando-se discípulo dele”. Nossa união com Jesus gera profunda paz, alegria verdadeira e realização indizível. Vem ser discípulo de Jesus.
Dr. David Bowman Riker, Pastor-Presidente, PIB-PA.