SEMANA DA REFORMA: SEMINÁRIO EQUATORIAL RECEBE ESPECIALISTAS EM PROTESTANTISMO DURANTE 3 DIAS DE EVENTO
Para dialogar e revelar a importância dos movimentos que apontam para a Reforma Protestante, a partir da coragem do monge alemão Martinho Lutero, inconformado com práticas da igreja Católica à época, entre elas, a cobrança de indulgências, o Seminário Equatorial realizou a “Semana da Reforma”, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, em sua sede, em Belém do Pará.
Na abertura da programação, o Dr. Mark Johnson, que atua no país como missionário do International Mission Board, trabalhando na área de educação teológica, proferiu a palestra “Desdobramentos Evangelísticos da Reforma Protestante”, enfatizando a reforma, origem dos batistas, pontos de convergência e seus impactos até hoje.
Nos dois dias seguintes, o Prof. Dr. Valtair Miranda, diretor acadêmico do Seminário Equatorial, palestrou acerca de suas pesquisas sobre História e Religião com ênfase na vida e obra de Lutero.
Com o tema “Vestindo o pecador com as vestes da justiça”, professor Valtair conduziu a reflexão inicial de quem foi Martinho Lutero e o que o motivou à construção de suas teses, no segundo dia. Já no terceiro dia e encerramento da programação, o professor apresentou a perspectiva luterana como “Uma mente cativa das Escrituras”, condensado os impactos da reforma e o quanto Lutero foi importante nesse processo.
“Temos visto o aumento no número de evangélicos no Brasil. Temos cerca de 30% da população declaradamente evangélica, mas ainda não estamos vivendo os efeitos desses números. Temos cidades com muita violência, por exemplo, e isso não traduz uma mudança de comportamento. Precisamos continuar, enquanto igreja, nos reformando”, pondera.
Para o discente do 6º semestre do curso de Teologia, Everaldo de Oliveira, que serve na Primeira Igreja Batista em Santa Bárbara do Pará, região metropolitana de Belém, o aprendizado durante a semana é valioso em sua jornada acadêmica.
“São momentos muito valiosos para aprimorarmos o nosso conhecimento. Os palestrantes foram ótimos, demonstraram maestria pelo grau de conhecimento e, precisamos de mais momentos como esse”, disse o estudante.
O coordenador do curso de Teologia, Ulicélio Valente, ressalta que esse é um dos compromissos do Seminário Equatorial, de formação em excelência e com a melhor capacitação para os alunos e todos que participaram.
“Foram dias importantes que recebemos doutores em Reforma Protestante para seguirmos com a formação em excelência de nossos discentes, mas também de pastores e outros irmãos que estiveram conosco nesses dias. O Seminário está de portas abertas para receber a comunidade e contribuir não só com a capacitação aos vocacionais, mas também no desenvolvimento das igrejas locais, com palestras de altíssimo nível, como as que tivemos esses dias”, pontuou.
Café com pastores
Como parte da programação da Semana da Reforma, alunos, pastores da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – seção Pará e líderes denominacionais da Convenção Batista do Pará (COBAPA), foram convidados a um café da tarde para alinhamentos estratégicos a fim de intensificar as parcerias e do compromisso de atuação missional e vocacional e, após o bate-papo, uma visita técnica, conduzida pelo coordenador acadêmico, professor Jefferson Dantas, a fim de apresentação das novidades e do investimento em reformas que estão sendo feitas no Seminário Equatorial.
“Quase todos que estamos aqui hoje, nesta visita, somos frutos formados por essa casa de profetas. E, estou muito feliz por ver todo o investimento que tem sido feito aqui. Precisamos seguir com o compromisso de enviarmos os vocacionados de nossas igrejas para cá, eles estão acolhidos e sendo capacitados com o melhor que há em nossa denominação”, pontuou o pastor Benildo Veloso, ex-diretor geral do Seminário Equatorial.
William Costa – jornalista, membro da PIB em Murinin/PA