SEMINÁRIO EQUATORIAL RECEBE PAINEL ACADÊMICO DA ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS DO PARÁ
Em parceria com o Seminário Teológico Batista Equatorial, Faculdade Cosmopolita, Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará e Seminário Teológico Assembleia de Deus em Belém, a Academia Evangélica de Letras do Para (AELPA) realizou o Painel Acadêmico “Entre elas, sobre elas e para todos” que abordou temas fundamentais sobre a saúde da mulher em alusão as atividades do mês temático Outubro Rosa. Cerca de 100 pessoas participaram da programação.
“Estamos vivendo um momento singular, são 72 acadêmicos da AELPA que juntos cuidam do Reino de Deus por meio das Palavras, como um exército de intelectuais levantados por Deus e um dos nossos objetivos é a promoção de ação social e acadêmica, como a que realizamos hoje aqui. Acreditamos muito nessa integração”, disse Jorge Paulino de Araújo, presidente da AELPA.
Durante a programação, foram abordados temas como o Autocuidado e corpo feminino, com a ginecologista Denise Ferraz; Práticas Integrativas à Saúde, com a professora doutora e farmacêutica bioquímica Charliana Aragão; Saúde Emocional, com a professora doutora e psicóloga Jesiane Calderaro; e, Experiências e Vivências: Depoimento de restauração e superação do câncer, com a terapeuta Eurides Obalski.
Para a estudante do curso de Teologia Laura Maués, as atividades do painel acadêmico reforçam não só a importância do autocuidado, mas a atenção que tanto o homem quanto a mulher devem ter de si.
“Aprendi muito na programação e creio que meus colegas de Seminário também. Mesmo que pareça um assunto corriqueiro e anual, não devemos deixar de lado a responsabilidade de cuidarmos do nosso corpo, também enquanto templo do Espírito Santo. Foi um aprendizado e tanto”, conta a acadêmica.
A parceria entre instituições de ensino da região e o acolhimento do painel na capela do Seminário Equatorial primam pelo diálogo e trocas de conhecimento e do compromisso de permitir capacitação aos vocacionados da casa.
“Recebemos a programação da AELPA com muita alegria. Nossa casa de profetas é um espaço de formação e conhecimento bíblico e isso instiga também o cuidado com o corpo. Sabemos dos grandes desafios e formamos vocacionados para o campo, assim como as instituições parcerias que formam para o mercado de trabalho. Queremos com esse movimento, apresentar temas importantes do nosso tempo”, disse o coordenador acadêmico do Seminário Equatorial, professor Ulicélio Valente, que também é membro da AELPA.
William Costa, jornalista, doutorando em Comunicação e membro da PIB em Murinin/PA.