SOBRE OMBROS DE GIGANTES
Sobre ombros de gigantes é o título do Livro de Michael Reeves, onde descreve sucintamente sobre a vida dos reformadores e de outros homens da História Cristã como Lutero, Calvino, John Knox, John Owen que contribuíram e impactaram o seu tempo com muita simplicidade e deixaram um saudável saudosismo. A partir desse título, é perceptível que Reeves tem com objetivo de rememorar algumas pessoas comprometidas verdadeiramente com o Evangelho de Cristo em seus respectivos ministérios que sempre derivaram para edificação do Reino de Deus. Do outro lado, homens comprometidos apenas consigo mesmo, não deixam nada para gerações posteriores, além disso, estes são capazes até de alegrar-se quando àqueles homens saem de cena e deixam este mundo. Fazer a diferença e deixar um legado admirável para gerações posteriores é algo louvável, além disso, edificar para que outros venham é o ápice de nossas vidas. Nesse sentido, nossas ações devem implicar para este objetivo como militantes neste mundo, já que nossa permanência terrena é temporária. Nesse sentido, um nome que pode ser devidamente evocado é de Jussiê Gonçalves de Souza, este Pastor, administrador, professor, reitor, assessor entre outras funções que desempenhou se enquadra perfeitamente nessa discussão. Em seu tempo, serviu tanto em âmbito nacional quanto estadual. Este gigante graduou-se dentro e fora do Brasil, nós Estados Unidos especificamente. Além disso, escreveu algumas obras na área da educação, psicologia, teologia, foi diretor e professor em muitas universidades e faculdades no Pará, inclusive foi um dos principais responsáveis por implantar o curso de medicina na Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Jussiê Gonçalves também lecionou no Seminário Teológico Batista Equatorial sendo professor da minha querida Avó, Eunice Sodré Barbosa Vanderlei, que foi aluna deste seminário nos idos de 1967 a 1969, que após a sua graduação tornou-se missionária e contribuiu significativamente na evangelização do campo paraense pela Assembleia de Deus por quase 30 anos. Nesta amada visita em 06/08/2024, lembrei da inesquecível frase do pastor Isaltino Gomes Coelho Filho proferida em uma das suas pregações na mão minha antiga e amada Igreja Batista Central de Macapá: “como gostaríamos de ser lembrando? Eu quero deixar saudades, pois demonstra que deixei boas marcas nas pessoas” . Minha vó Eunice está com a saúde bem delicadas, mas quando a vejo de férias em Macapá sempre me pergunta sobre o Pastor Jussiê, fazendo sempre elogios às suas aulas, mas o que me chama atenção é sua declaração: “é um homem temente a Deus”. Este pastor deixou marcas indeléveis em nossa denominação tanto na parte administrativa quanto na vida de muitos servos de Deus que se dispuseram a servir ao Senhor, até hoje, os efeitos de suas ações se refletem nas gerações de hoje. Portanto, homens tementes a Deus que buscam verdadeiramente contribuir com o Evangelho deixam marcas na vida das pessoas e são nossas referências na atualidade.
Geovani Rafael Vanderlei Alves
Bachael em Direito pela Faculdade Estácio FAMAP e aluno do curso de Bacharelado em Teologia pele Seminário Teológico Batista Equatorial