O QUE ELE DISSER
“O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: ‘Agora ponho em sua boca as minhas palavras.'” Jr 1.9
Não são poucos os testemunhos de pessoas que, ao se disporem nas Mãos de Deus, para evangelizar, se perceberam de uma capacidade maior para falar sobre as coisas espirituais. Jesus também disse que não deveríamos nos preocupar, pois o Espírito Santo nos capacitaria (Mt 10.19-20). Lucas registra que o Espírito Santo capacitou os discípulos a falarem com ousadia (At 2.4; 4.31). É importante destacar, entretanto, que não é apenas uma capacitação de ousadia.
Acima de tudo, o que o Missionário precisa falar é a Palavra de Deus. Somos tentados a “melhorar” o conteúdo, torná-lo mais “aceitável” ao pecador. Mas podemos desagradar a Deus. Deus há de nos conduzir. Há momentos que Sua Palavra virá doce como mel, será um bálsamo para as feridas da alma.
Em outros momentos, a Palavra virá firme dura, repreensiva, pois Deus conhece cada um, conforme a necessidade.
Recentemente, ao visitar uma irmã de nossa igreja, fui solicitado pela jovem senhora na portaria a orar por ela. Uma outra senhora, que também estava na entrada, se identificou pertencendo a uma igreja. Mas, imediatamente, disse que “Deus não queria ouvir sua oração”. E começou a querer justificar suas palavras. Todo argumento que eu começava a dizer, de pronto, já interferia e rejeitava.
Tive que ser duro, naquele momento: “Deus não vai responder sua oração, porque você não tem fé. Você já disse que não vai acontecer. Tive que interromper a conversa e disse à funcionária da portaria, que, ao descer oraria por ela. Na volta, para a minha surpresa, a outra senhora também voltou, bem mais dócil e pediu que eu orasse também por ela.
Uma ferida, muitas vezes, antes de derramar o bálsamo, precisará ser limpa. Isso será doloroso, mas fundamental. Deus sabe o que as pessoas precisam. E nós precisamos estar atentos, para sermos “apenas” instrumentos e falarmos a Palavra que Deus quer que falemos. Importa, ao falarmos, agradar a Deus e não às pessoas.
Pr. Marcelo Lomba. Pastoreia a Igreja Batista Essência na cidade de Curitiba, Paraná.