DEUS É MAIOR QUE AS NOSSAS ADVERSIDADES
O Salmo de número 46 diz: “Deus é o nosso refúgio e nossa fortaleza. Socorro bem presente na hora da adversidade.”
Quando lemos esse texto, automaticamente somos levados a lembrar que não existe vida sem adversidades. É impossível passar pela vida sem sofrer, pois o próprio Jesus fez questão de lembrar aos seus que “no mundo vocês terão aflições…” Ou seja, sofrer faz parte da vida. A pergunta para nós então não seria se vamos ou não sofrer, seria como passamos por esses momentos.
Quando no momento de sofrimento olhamos para Jesus, compreendemos que temos um socorro bem presente na hora da dificuldade, pois recebemos seu amor e consolo. Por isso, Paulo destaca para nós que “sua graça se aperfeiçoa mediante a nossa fraqueza”, pois é no sofrimento que descobrimos um Deus que na pessoa de Jesus chora as nossas lágrimas e segura a nossa mão mediante todas as nossas dores, por vezes não nos livrando dela, mas nos consolando, nos fortalecendo e restaurando nosso coração.
É por esse motivo que assim como diz no terceiro versículo “Não temeremos…” pois sabemos que temos um Deus que não assiste sua criação como alguém que coloca um programa na TV e observa, mas temos um Deus que está no meio da nossa história, nos conduzindo, e cuidando de nós, mesmo com todas as nossas desventuras, Ele está ao nosso lado.
As palavras de Jesus ecoam nesse Salmo, pois assim como diz nos versículos 8 e 12: “O Senhor dos exércitos está conosco, nosso refúgio é o Deus de Jacó”, nosso salvador diz em Mateus 28:20: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o final dos tempos.” Devemos sentir o luto, a dor e o choro de maneira sincera e profunda, contudo, a certeza de que Jesus está ao nosso lado nos mostra que não jamais estaremos abandonados. Nunca estaremos sozinhos.
Muitas das nossas dores não terão fim no aqui e agora, contudo, a Bíblia nos diz que até para isso devemos confiar em Deus, pois um dia tudo terá um fim:
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21.4
Sem. Tiago Ferraz Heleodoro de Araujo.
Ministro de juventude da igreja Batista da Quinta da Boa Vista, formado em História (UFRRJ) e bacharelando em Teologia da Faculdade Batista do Rio de Janeiro (STBSB)