HISTÓRIA DOS BATISTAS NO PARÁ: SEMINÁRIO EQUATORIAL RECEBE VISITA DE FILHO DO FUNDADOR DA INSTITUIÇÃO
Com a missão de preparar vocacionados para atuação evangelística na Amazônia, em uma ação conjunta de missionários norte-americanos da Junta de Richmond (Convenção Batista do Sul — EUA), entre eles, Clen Hardy, Vance Vernon, Paul Sanderson e Lonnis Doyle, todos pela Missão Batista Equatorial e da Junta de Missões Nacionais, intensificaram-se os esforços para a criação de um Instituto Teológico em Belém, pela dinâmica da cidade e logística de evangelização.
Pensado desde 1950, o Instituto Teológico Batista Equatorial, hoje, Faculdade, iniciou sua jornada de formação de vocacionados na região somente 1955, nos anexos da Primeira Igreja Batista do Pará e tendo como responsável interino, o professor e pastor Paul Sanderson, missionário da Junta de Richmond em Belém.
“Meu pai — Paul — missionário em Belém, entendia a necessidade e a importância que era a formação de líderes denominacionais, mas para isso, eles sempre precisavam sair daqui para irem aos seminários, ou no Rio de Janeiro, ou Pernambuco, e não voltavam, pois eram acolhidos pelas igrejas de lá. Então, mobilizou, com outros missionários que atuavam em Belém, para a cidade receber um seminário a fim de capacitar os daqui, para que seguissem atuando na Amazônia. Esse foi um dos sonhos dele”, disse David Sanderson, filho do pastor Paul, em visita ao Seminário Equatorial, no final de março de 2024.
Para David, que vive na Flórida (EUA), retornar a Belém e reviver uma parte de sua história é um momento de muita alegria e realização.
“É emocionante estar aqui para reviver as memórias de um grande Seminário. O meu pai se dedicou muito a isso. Eu tinha 1 ano quando foi organizado e passei toda minha infância e juventude aqui. Lembro-me de escutar muito da importância disso tudo e voltar hoje aqui, vejo que o Seminário Equatorial continua servindo e formando novos líderes para a obra de Deus”, pontuou David.
Outro momento da visita de David ao Seminário Equatorial foi o diálogo com os alunos das turmas de Teologia presencial, que puderam desfrutar de parte da história viva da casa onde estudam atualmente.
Rev. Pr. Paul Edwin Sanderson
Paul Sanderson faleceu 3 de março de 2011, no Homewood, Alabama (EUA). Era graduado pelo Howard College e The Southern Baptist Seminary. Durante seus 50 anos, além do ministério, atuou por 24 anos como missionário em Belém do Pará. Fundou a Primeira Igreja Batista da Marambaia e pastoreou a Igreja Batista Central em Talladega, Alabama. Serviu como pastor interino, tanto Maytown e Batista Tannehill Igrejas, e completou o seu ministério como capelão para Mount Royal Towers.
William Costa – jornalista e membro da PIB em Murinin/PA