O OBJETIVO MISSIONÁRIO DE DEUS
Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Gênesis 12:1-3
Não podemos afirmar que esse é o primeiro texto bíblico que fala de Missões, mas, com certeza, é um dos mais antigos. O Chamado de Abrão para ir e obedecer a Deus, tem um caráter missionário, pois Deus deixa claro Seu objetivo maior: “e por meio de você TODOS OS POVOS da terra serão abençoados” (o destaque das palavras é meu). Quando decidimos obedecer a Deus, através da resposta ao nosso Chamado, estamos participando desse mesmo Chamado feito a Abrão. Quando “eu vou”, estou fazendo com que “todos os povos da terra” sejam abençoados.
O alcance da minha obediência é continuado através da obediência de outros ao mesmo Chamado, que Deus me fez e que fez, primeiro, a Abrão. Se Abrão não tivesse obedecido, Deus até poderia escolher outra pessoa, para cumprir o Seu plano de Salvação, pois o nascimento de Jesus, o Verbo Encarnado, não dependia da linhagem abraâmica. Mas, ao não obedecer, Abrão não teria as bênçãos que alcançou e também privaria sua descendência.
Obedecer ao Chamado é aceitar a responsabilidade e o privilégio de ser instrumento nas Mãos de Deus. Ainda, há pouco, enquanto escrevia, ouvi o som do carro que passa vendendo ovo de casa em casa. Parei e desci correndo. Em meio à conversa, o Tiago dizia que as vendas estavam menores, pude testemunhar uma experiência vivida com o Seir há alguns anos e como Deus trouxe uma venda extraordinária em três dias. Lembrei ao Tiago que é sempre Deus quem nos sustenta; que ele continue a confiar em Deus. Tiago disse estar afastado de sua igreja. Lembrei a ele a importância de seus filhos conhecerem a Jesus, desde pequenos.
Na próxima vez, que conversar com o Tiago, estarei sendo instrumento da exortação de Deus. Ele já é salvo, mas, ao não obedecer, priva seus filhos da graça de Deus. Somos missionários todos os dias. O melhor é que sejamos Missionários obedientes ao nosso Chamado, que participam da Grande Obra de Deus, de abençoar TODA A TERRA!
Pr. Marcelo Lomba. Pastoreia a Igreja Batista Essência na cidade de Curitiba, Paraná.