TEM ALGUMA COISA ERRADA AQUI!
Quando algo não funciona, você normalmente volta onde comprou e diz: “esse objeto que eu comprei não funciona”. Você está jogando a culpa do mal funcionamento no fabricante. Ele deve ter feito o produto com defeito. Neste momento, o vendedor chega até você e pergunta: “você usou como deveria? Se o produto foi usado de forma indevida, o fabricante não é responsável pelo mal funcionamento.” Logo você se lembra que realmente usou a coisa de forma errada. Agora não dá mais para culpar o fabricante.
Diante de você abre-se, então, apenas duas possibilidades. Ou desiste do produto e joga fora, ou envia para a assistência técnica, gente especializada no que você comprou que pode fazê-lo funcionar. Como o produto é caro, você decide enviar para a assistência técnica. Alguns dias depois, você recebe uma ligação. Eles lhe dizem que o problema com o seu objeto é muito grave e difícil de consertar. A única opção para fazê-lo funcionar novamente é enviando de volta para o fabricante. Você quase tinha razão no início. A solução estava realmente no fabricante, mas não porque ele o fez com defeito, mas porque somente ele conhece o objeto o suficiente para fazê-lo funcionar de novo. Como você quer muito o que comprou, decide pagar o preço e enviar de volta para a fábrica.
Contei este caso para ilustrar o que acontece com a humanidade. É bem possível que você já tenha se perguntado: mas o que é que tem de errado com as pessoas? Elas foram criadas por Deus, mas vivem de uma forma tão destrutiva que atropelam e matam tudo o que encontram pelo caminho. O ser humano parece uma máquina que veio com defeito. Não funciona direito, e quando funciona, só traz desgosto. Será que o problema está na fabricação?
A resposta da Bíblia: O ser humano tem defeito sim. Mas não é defeito de fabricação. É falha no uso; e somente o fabricante pode consertar e fazer funcionar novamente. Se não voltar para o criador, cada pessoa continuará estragada e com defeito.
Abraços,
Pr. Valtair Afonso Miranda
Teólogo e Historiador